segunda-feira, 14 de março de 2011

Eu

Há uns dois anos atrás estava no ônibus indo pra faculdade e presenciei uma das cenas mais incomodas da minha vida.
Um homem velho, mau vestido, mau cheiroso e branco direcionava gestos ofensivos e obscenos para um outro homem sentado do lado oposto do ônibus muito bem vestido, arrumado, cheiroso, segurando uma pasta, lendo um jornal e negro. Aquela cena de demonstração explicita de racismo me causou nojo. Nunca consegui esquecer os detalhes daquela cena torpe. O incomodo foi tanto que mesmo depois de tanto tempo continuo escrevendo sobre esta situação ignóbil. Mas pior que ver uma cena como esta, é ter a certeza de que outros atos sórdidos são realizados todos os dias, a qualquer hora e em qualquer lugar. Pior é imaginar que aquele homem negro por mais bem vestido que estivesse, por mais demonstração de conhecimento ou informação que tivesse, com toda certeza sofria e sofre muito mais preconceito que o homem branco. Este sofre o preconceito economico, mas se tomar um bnho e se vestir bem, não sera mais discriminado. O homem negro não. Este não pode mudar a cor de sua pele. E nem deve. Ser negro não é uma vergonha.
Ser negro não é uma doença epidemica. Ser negro não é um problema.
O problema são as pessoas que não sabem respeitar as diferençam e acreditam que somos todos iguais.
Talvez estas pessoas precisem entender que a tão falada igualdade é possibilidade de poder ser diferente. Porque ninguém é igual a ninguém. Somos iguais por termos todos nós uma característica unica que nos torna diferente de todos os outros.

Um comentário:

  1. Acredito que o preconceito existe por que as pessoas ainda não se deram conta de quem elas realmente são. Elas não puderam ou não tiveram a coragem de aceitar e enxergar a elas mesmos(suas próprias diferenças, seus medos, seus defeitos)Como poderiam a aceitar o outro? Então estas pessoas se tornam alvo fácil de manipulação da mente de suas idéias e foi assim que aconteceu com vários movimentos a intolerância a raça,credo e ... ao longa da historia da humanidade.

    ResponderExcluir