segunda-feira, 14 de março de 2011

Um pouco de Morfologia

Há controversias...
Mas vale a pena ler. Afinal nem tudo que se lê é pura verdade.
Os teóricos da morfologia poderiam discutir sobre esta questão por horas.
Apenas divulgo uma opinião.:

Com relação ao termo "PRESIDENTA"...



Com a eleição da primeira mulher para comandar o nosso País, há a necessidade, urgente, de uma pequena leitura de nosso vernáculo, até mesmo para que possamos evitar erros crassos no trato simples de uma forma de tratamento. Portanto, embora mulher, Dilma será a Presidente (e não presidenta, como muitos assim colocam, inclusive nossa imprensa escrita, falada e televisiva). Para que eu não pague aqui de professor, segue uma aulinha bem humorada de português que vem bem a calhar nesses dias.

Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira presidenta do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia. Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa? Bem, vejamos.
No português existem os PARTICÍPIOS ATIVOS como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, de cantar é cantante, de existir é existente, de mendicar é mendicante...  qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é presidente, e não "presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino. Dizemos capela ardente, e não capela "ardenta"; dizemos estudante, e não "estudanta"; dizemos adolescente, e não "adolescenta"; dizemos paciente, e não "pacienta".
UM EXEMPLO (NEGATIVO) SERIA:
A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta por ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta.

2 comentários:

  1. rsrsrs... Adoreeeei e sempre achei estranho e errado o termo, mas não sabia o porquê.

    ResponderExcluir
  2. ALÉM DE SER O MAIS CORRETO GRAMATICALMENTE FALANDO OU ESCREVENDO.
    AOS OUVIDOS SOA MUITO MAIS ELEGANTE A PRESIDENTE.

    ResponderExcluir